NOTÍCIAS

Cesa vai receber 33 mil toneladas de milho Conab para atender os produtores gaúchos

O estoque de milho deve atender, principalmente, a demanda das regiões mais atingidas pelas chuvas e as cadeias produtivas de suínos e aves - Foto: Fernando Dias/Seapa

O estoque de milho deve atender, principalmente, a demanda das regiões mais atingidas pelas chuvas e as cadeias produtivas de suínos e aves – Foto: Fernando Dias/Seapa

 

Das 47 mil toneladas de milho destinadas pela Companhia Nacional de Abastecimento ao Rio Grande do Sul, a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) será responsável pela armazenagem de 33 mil/ton, que serão distribuídas em cinco unidades localizadas nos municípios de Erechim, Estrela, Garibaldi, Palmeira das Missões e Santa Rosa.

O produto será destinado aos pequenos produtores pelo Programa de Vendas em Balcão da Conab. A autorização, pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), de tal volume – superior ao que é destinado normalmente ao RS – ocorreu pela necessidade de priorizar o Estado em função das fortes chuvas que prejudicaram os produtores gaúchos nas últimas semanas.

Segundo o presidente da Cesa, Marcio Pilger, o estoque de milho deve atender, principalmente, a demanda das regiões mais atingidas pelas chuvas e as cadeias produtivas de suínos e aves. “Assim a Cesa mais uma vez cumpre a sua função pública/social e contribui com os pequenos produtores gaúchos num momento de situação de emergência”.

O leilão para o frete dos estoques, que têm como origem os estados do Centro-Oeste, deve ser realizado na próxima semana. Conforme o superintendente da Conab/RS, Glauto Melo Júnior, a estimativa é que, considerando todos os trâmites, prazos e critérios estipulados no edital do leilão, ao final de agosto já devem chegar às unidades os primeiros carregamentos, que rapidamente serão disponibilizados aos produtores cadastrados no programa. “Esta é uma parceria história que temos com a Cesa que sempre disponibilizou espaço em seus armazéns para receber os estoques reguladores da Conab”.

 

Texto: Juliana Brum / Assessoria de Comunicação Cesa/Seapa

 

 

MAIS NOTÍCIAS