Secretaria da Agricultura e MDA assinam convênio que repassa recursos ao Susaf

Adesão ao Susaf permite às agroindústrias familiares aumentar produção e agregar valor - Foto: Fernando Dias

Adesão ao Susaf permite às agroindústrias familiares aumentar produção e agregar valor – Foto: Fernando Dias

O governador Tarso Genro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto e o secretário estadual da Agricultura, Claudio Fioreze, assinaram nesta sexta-feira (04), no Palácio Piratini, convênio de repasse de R$ 3 milhões do governo Federal para compra de kits Suasa em apoio a municípios que aderirem ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial (Susaf). No mesmo ato, o MDA fez a entrega de 50 caminhões e 16 motoniveladoras a 50 municípios gaúchos, dentro do PAC 2.

Em mensagem gravada especialmente para o Rio Grande do Sul e exibida no telão, a presidenta Dilma disse que já foram entregues 11,5 mil máquinas a praticamente todas as 5,6 mil cidades brasileiras. A meta, segundo ela, é chegar às 18 mil. “Queremos melhorar a vida das pessoas que moram no campo. Precisam escoar a produção, ter melhores estradas”, afirmou a presidenta. Na opinião dela, num País que gera cada vez mais oportunidades a população hoje tem uma renda melhor, está realizando o sonho da casa própria com o Minha Casa, Minha Vida e consegue entrar numa faculdade pública ou privada. “É um país mais justo e solidário”, encerrou.

O chamado Kit Suasa, composto por camionetes, notebooks, impressoras, câmeras fotográficas, termômetros digitais, dará estrutura básica aos serviços municipais de inspeção aprovados pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e servirá de incentivo às prefeituras, que, na maioria das vezes, carecem de recursos para este tipo de investimento.

“São duas conquistas do Estado. Uma são os recursos para a implementação do Susaf, que é uma grande glória da agricultura familiar, porque os agricultores poderão vender não somente no seu município como em todo o Rio Grande, se conectando com todo o país. Em segundo lugar, são as máquinas para melhorar a infraestrutura destes pequenos municípios, que deve ser tratada de maneira permanente, já que é por elas que transitam os bens produzidos pela agricultura familiar”, disse o governador, ressaltando que este é um momento muito positivo para o Rio Grande do Sul, o que se deve à ótima relação com o Governo Federal e aos projetos implementados no Estado com recursos próprios.

Os equipamentos do PAC 2 irão para 66 municípios gaúchos. Até o momento, já foram entregues no Estado 840. O total de investimentos do programa é de R$ 280 milhões. Todas as cidades gaúchas com até 50 mil habitantes receberam ou vão receber retroescavadeira, motoniveladora, patrola e caminhão.

O ministro Miguel Rossetto salientou que o ato reconhece o trabalho dos pequenos agricultores, que dão destaque ao desenvolvimento do país. “Este é um programa de referência mundial. O Estado produz as máquinas e gera benefícios, assegura economia produtiva e aumento da capacidade do campo. Evoluímos muito e o programa busca melhorar inclusive a qualidade do escoamento da produção, o resultado do trabalho dos nossos produtores”, declarou.

“Este programa é a reafirmação do compromisso que o Governo Federal tem com os pequenos agricultores, com o desenvolvimento das regiões do nosso país. Os equipamentos vão permitir que os prefeitos melhorem a qualidade das estradas vicinais. Boas estradas permitem o bom escoamento da produção, estimulam e melhoram a qualidade de vida das nossas comunidades. A mesma estrada que transporta os alimentos, conduz crianças para escolas e permite maior integração da comunidade”, completou o ministro, ressaltando a importância da boa relação do Rio Grande do Sul com os programas do Governo Federal.

Foto: Fernando Dias

Programa Suasa/Susaf

O convênio assinado pelo ministro, em conjunto com o governador e o secretário de Agricultura, Claudio Fioreze, destina-se à capacitação em boas práticas de produção e serviços municipais de inspeção, além de outros agentes envolvidos na cadeia de agroindustrialização familiar de produtos de origem animal.

“Tenho certeza que teremos uma adesão muito grande dos municípios. Mais de 300 cidades já possuem o sistema municipal e o nosso desafio é qualificar agentes para que possamos potencializar cada vez mais o desenvolvimento da agricultura familiar e valorizar seus produtos”, disse Fioreze. Até o momento, 180 municípios já pediram adesão ao Susaf, que prevê as seguintes metas: capacitação de médicos veterinários de Serviços de Inspeção Municipal e Estadual, formação de gestores municipais e de equipes de agentes de desenvolvimento, além de agricultores familiares  e aquisição de equipamentos e itens.

Texto: Daniel Cóssio/Seapa e Daiane Roldão/Palácio Piratini