NOTÍCIAS

Qualidade do arroz armazenado na Cesa supera índices esperados

20140128_092406

O presidente da Cesa, Marcio Pilger, acompanhou o processo de classificação do grão nesta terça-feira (28) – Foto: Divulgação

 

O arroz estocado desde 2011 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns, localizada em Cachoeira do Sul/RS, começou a deixar os silos da companhia. Depois de dois anos estocados, o produto manteve ótima qualidade, de acordo com análise feita pelo serviço de classificação da Emater, através do técnico Elton Mondelli.

Em visita à unidade, nesta terça-feira (28), o presidente da Cesa, Marcio Pilger, acompanhou o processo de classificação do grão. O trabalho é realizado quando o produto entra na Companhia e também na saída. O objetivo, além de classificar o tipo de grão, é garantir que a qualidade do produto tenha sido mantida durante o período de estocagem, evitando assim prejuízos aos depositários.

A unidade, atualmente, armazena cinco mil toneladas de arroz Tipo 1 daquele lote. Essa quantidade, que equivale a 100 mil sacas, foi vendida durante leilão realizado em 5 de janeiro e, até o momento, a Companhia já entregou 25 mil sacas a seus compradores.

“O arroz que está sendo expedido encontra-se em ótima qualidade, devido ao próprio arroz, mas também em virtude da qualidade do nosso armazenamento. O controle realizado aqui é muito bom. A parceria com a Emater é muito importante, uma vez que a classificação tem nos garantido a leitura exata da situação do grão na entrada e na saída da Cesa”, destaca Pilger.

A expectativa dos compradores do arroz do Tipo 1, oferecido pela Conab, era de 57% de rendimento. Porém, de acordo com a análise da Emater, o arroz armazenado na Cesa de Cachoeira do Sul chegou a 60% de grãos inteiros.

Conforme o servidor da unidade, Edson Araújo, o bom resultado detectado ocorre em função do cuidado que é dispensado ao produto durante a armazenagem. “Além de estocar, nós trabalhamos para evitar uma possível infestação de insetos que possam danificar o grão e também para manter a temperatura adequada, que garante a conservação e qualidade do produto”, explica Araújo.

MAIS NOTÍCIAS