Unidade da Cesa em Capão do Leão volta a armazenar produtos de origem animal

O município de Capão do Leão, fica localizado na zona sul do Estado. - Foto: Daniel Porto

O município de Capão do Leão, fica localizado na zona sul do Estado. – Foto: Daniel Porto

A Companhia Estadual de Silos e Armazéns, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio retomou, na manhã desta segunda-feira (25), as atividades de estocagem de produtos de origem animal na unidade frigorífica de Capão do Leão, na zona sul do Estado.

Conforme o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, a recuperação do credenciamento junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), perdido em 2010, vai permitir que a unidade se recupere financeiramente. “Nesse momento em que o Brasil ampliou enormemente a exportação de produtos de origem animal e vegetal, essa é uma unidade estratégica da Cesa para o Estado”, afirma.

Para o presidente da Cesa, Marcio Pilger, a recuperação do SIF faz parte de um trabalho intenso para a revitalização da Companhia. “Este era um desafio que tínhamos e o resultado vai interferir de maneira singular no desenvolvimento regional. É um grande avanço nesse processo que estamos passando e que vai contribuir para a economia do Estado”.

Já o prefeito de Capão do Leão, Claudio Vitória, ressaltou a reativação da unidade como um momento histórico para o município, em função da representatividade que a filial teve em épocas passadas e da importância financeira que recupera com esse ato.

Na ocasião, o secretário da Agricultura também anunciou que já existem estudos para a elaboração de um novo e audacioso projeto que visa transformar a unidade num porto seco, passando a servir também para a organização de parte da movimentação do Porto de Rio Grande. Mainardi destacou ainda a contratação de dez novos servidores para a unidade através da seleção pública realizada recentemente.

Ainda durante o evento o representante dos pequenos produtores da região, Ismério Cunha, entregou um documento, ao secretário Mainardi e ao presidente da Cesa, solicitando a utilização da unidade também para o armazenamento da produção da agricultura familiar.

Participaram do encontro o presidente do Irga, Claudio Pereira, o vereador do município, Negro do Bicca, o coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Antônio Queiroz Filho, além de autoridades locais e representantes de indústrias de pescados da região.