Cesa poderá armazenar trigo adquirido pelos moinhos gaúchos

A Seapa colocou à disposição a capacidade de estoque público da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa). - Foto: Fernando Dias

A Seapa colocou à disposição a capacidade de estoque público da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa). – Foto: Fernando Dias

A Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) poderá disponibilizar algumas de suas unidades para armazenar trigo a ser adquirido pelos moinhos gaúchos. A proposta foi debatida em reunião do presidente da companhia, Márcio Pilger, e o coordenador da Câmara Setorial do Trigo, Áureo Almeida.

Segundo Almeida, a ideia é construir um arranjo para operacionalizar que o trigo fique no Estado, indicando a Cesa como depositária, uma vez que há a possibilidade de crédito para a aquisição de 300 mil toneladas de trigo pelos moinhos. O que seria um cenário alternativo e complementar à compra do grão pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para o presidente da Cesa, a proposta vem a calhar, já que, a partir da contratação de novos funcionários para a Companhia, a ideia é reativar algumas unidades que não estão em funcionamento, como a do município de Lagoa Vermelha.

A proposta será discutida na próxima reunião da Câmara Setorial do Trigo, que acontece na segunda-feira (15), quando será apresentado um documento informando a capacidade de armazenagem que a Cesa pode dispor aos moinhos.

Na oportunidade, também estarão em pauta a metodologia para levantamento de qualidade da safra 2013, um proposta de estratégia de produção para a cadeia produtiva do trigo, a política para abastecimento industrial no Estado, além de ações de apoio ao trigo de duplo propósito.

A reunião acontece na sala 51, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº. 1384, em Porto Alegre.