Cesa anuncia a reativação da unidade de Lagoa Vermelha

A ideia seria equacionar questões estruturais da companhia, que acabam gerando alto custo. - Foto: Divulgação

A ideia seria equacionar questões estruturais da companhia, que acabam gerando alto custo. – Foto: Divulgação

A Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) vai realizar estudo de viabilidade econômica para reativar a unidade graneleira de Lagoa Vermelha. A garantia é do presidente da Cesa, Márcio Pilger, que manteve audiência com o prefeito Getulio Cerioli na última semana. No encontro, Pilger anunciou que a direção da estatal acolheu a reivindicação do governo municipal e pretende reativar a unidade local dentro de um processo de reestruturação da empresa.

Conforme Márcio Pilger, algumas unidade da Cesa serão vendidas, mas a de Lagoa Vermelha, situada no centro da melhor região produtora de grãos do Estado, será mantida pela própria Cesa. O processo inicial será o de avaliar as condições técnicas de operacionalização da unidade. A meta, segundo o presidente, é reativar a Cesa até o final deste ano.

“A Cesa tem interesse em manter e instrumentalizar a unidade local para atender as necessidades do produtor local de Lagoa Vermelha e região”, destacou Márcio Pilger. O presidente da Cesa também elogiou a postura do prefeito Getulio que se manteve mobilizado para que a unidade de Lagoa Vermelha fosse reativada. “É um prefeito de visão, pois buscou alternativas para valorizar o produtor rural. A armazenagem de grãos oferecida pela Cesa garante maior rentabilidade da produção e fortalece o desenvolvimento rural e econômico na região onde atua”, afirmou Pilger.

Conheça a Cesa
A Cesa é o órgão governamental responsável pela política de armazenagem do Estado. Foi pioneira no Brasil na instalação de uma rede integrada de silos e armazéns. É uma instituição de uso público que atende produtores de pequeno, médio e grande porte, cooperativas, governo, indústria e comércio. O objetivo principal da Companhia é assegurar uma conveniente estocagem, tratamento e preservação de produtos perecíveis e deterioráveis, confiados a sua guarda, possibilitando regular o fluxo das safras e facilitar a sua comercialização.

Notícia importante
O prefeito Getulio considera a reativação da Companhia uma notícia importante para a região, pois segundo ele, “a Cesa é um órgão de governo que atua como um agente regulador do mercado de grãos. Representa confiabilidade e qualidade. Quem deposita a produção na Cesa consegue melhor preços na hora da venda”. Afirma, ainda, que a reativação demonstra que Lagoa Vermelha avança da linha de investimentos. “Ao reestruturar a Cesa a direção optou por não vender a unidade de Lagoa Vermelha, certamente por perceber o grande potencial de produção do nosso município”, salienta o prefeito.

O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cesar Farias e o gerente da unidade local da Cesa, Gilberto Roncálio também estiveram presentes no encontro.