NOTÍCIAS

Reunião do Conselho Fiscal da CESA define prioridades e elege presidente e secretário

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (28) - Foto: Daniel Cóssio

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (28) – Foto: Daniel Cóssio

Hoje (28) pela manhã, na sede da Companhia Estadual de Silos em Armazéns (CESA), o secretário em exercício da Agricultura, Claudio Fioreze, e os conselheiros aprovaram por consenso a ata da reunião anterior, elegeram o presidente e o secretário e apontaram algumas alternativas para o novo processo pelo qual passa a empresa. O presidente segue sendo o procurador jurídico da Secretaria da Agricultura,  Gildázio Brum.

Fioreze sugeriu, por exemplo, articulações junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para possibilitar o aumento da armazenagem de grãos nas estrutura da CESA. A estimativa para este ano, a partir do Plano Safra Nacional (que inclui plano de armazenagem), a ser lançado este mês, é de 185 milhões de toneladas. Atualmente, o país tem capacidade de armazenar 143 milhões de toneladas em 176 armazéns públicos e 34 mil privados, segundo o MAPA.

O conselho também debateu, por sugestão do secretário em exercício, a discussão sobre o conceito do Ecopátio, uma espécie de estrutura que abrigaria os milhares de caminhões que chegam para descarregar em portos, por exemplo. Conceito já existente em alguns lugares do Brasil, possibilita na estrutura a chegada do caminhão, o processo de liberação de documentos, a análise e coleta quantitativa de carga. O sistema pode conciliar, via internet, a atracação de um navio e a liberação do caminhão.

Também entrou na pauta do conselho a criação ou mesmo o resgate do regimento interno da CESA, além da forma de pagamento das dívidas da empresa, que ainda tem um custo alto mensal, embora menor do que em outros tempos.Participaram da reunião os conselheiros Gildázio Brum, Daniel Rocha, Cláudio Fioreze e Márcia Lence, que assumiu a missão de secretária do conselho.

MAIS NOTÍCIAS