Carta de despedida do Diretor Francisco Appio

Três anos e meio na condução da Diretoria Administrativa e Financeira da empresa de economia mista, nos impuseram grandes desafios. Especialmente na gestão da Receita/Despesa, relações com fornecedores e terceirizadas, com servidores ativos, inativos, associações e sindicatos e uma onda avassaladora de ações trabalhistas. O projeto de transição iniciou em fevereiro de 2015 sob presidência do economista Carlos Kercher e prossegue agora com a Liquidação da CESA, de acordo com Lei Estadual de março 2018, sob o comando do presidente liquidante Cláudio Cava Correa.

- Se vendermos as vinte unidades, não pagaremos a metade da ação milionária do piso, cuja sentença de 300 milhões foi acordada em 117 milhões.
- O mercado vive um momento de cautela, mesmo assim foram negociadas em leilão pela Justiça Trabalhista, as filiais de Santa Rosa, Júlio de Castilhos, Palmeiras das Missões e Nova Prata.
- A justiça trabalhista colocou em leilão as filiais de Passo Fundo, Erechim, Cachoeira do Sul e Cruz Alta mas deram desertas, sem compradores.
- A filial de Caxias do Sul, alienada à financiamento do BRDE foi repassada ao Banco.
- Restam ainda para venda Ibirubá, Santo Angelo, São Luiz Gonzaga, São Gabriel, Garibaldi, Lagoa Vermelha, Camaquã e a unidade frigorífica de Capão do Leão.
- As unidades portuárias de Rio Grande, Estrela e Porto Alegre são concessões da União e fazem parte de outro bloco de negociações.

A gestão, ampliação dos controles e fiscalização, eficiência na prestação de serviços aos produtores, administração de conflitos e ações trabalhistas, pagamento dos fornecedores e da folha em dia, nortearam o trabalho de nossa Diretoria Administrativa – legado que deixo na história da empresa e que levo para enriquecer a minha biografia de homem público.

Na noite de ontem em jantar de confraternização entre a diretoria e servidores, fiz a minha despedida, assegurando que fiz muitos amigos dos quais levarei as melhores lembranças.

Na data de hoje o meu pedido de Exoneração foi submetido ao Conselho de Administração da CESA e aprovado.

Servi e cumpri com as minhas obrigações com seriedade, dedicação e normas de conduta ética que postaram minha vida pública desde o início no rádio em 1963, Banco do Brasil em 1974 , Assembleia Legislativa e Câmara Federal de 1991 a 2011.