NOTÍCIAS

Comunicado aos Acionistas (este relatório acompanhará a divulgação do Balanço 2017)

Senhores Acionistas:

Submetemos à apreciação de Vossas Senhorias, o Relatório da Administração com as Demonstrações Contábeis e as Notas Explicativas, do exercício encerrado em 31/12/2017.
DESCRIÇÃO DOS NEGÓCIOS, PRODUTOS E SERVIÇOS: A Companhia tem por objetivo principal a armazenagem de produtos agrícolas de terceiros. Foi dada ênfase a armazenagem de grãos dos produtores, aumentando a rentabilidade, mesmo com a desativação de algumas unidades. Sem a política federal de estoques reguladores, ocorreu redução drástica das operações com a CONAB, com reflexos na Receita da Empresa.

POLÍTICA DE GESTÃO: Implantamos rigoroso controle das despesas e receitas, recuperação de créditos com controles internos, e fiscalização e controle dos estoques, evitando o pagamento de indenizações de produto armazenado. A gestão permitiu à Companhia responder pelo seu custeio , com recursos próprios, sem atrasos a fornecedores e folha de pagamento. Ingressamos no novo REFIZ de 2017, permitindo o alongamento de prazos, redução de parcelas e compensação com o Prejuízo Fiscal da Empresa.

RECURSOS HUMANOS: Realizamos seleção pública para 50 contratos emergenciais, em decorrência da Lei Estadual 14.994 de 03 de maio de 2017, com prazo de 1 ano, para suporte das operações nas filiais, juntamente com os 57 servidores do quadro permanente, 9 cargos de confiança em funções administrativas, eventuais estagiários e safristas.

REORGANIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO: Cumprido parte do Acordo no Processo 0037300-45.2005.5.04.001 do Tribunal Regional do Trabalho, na disputa jurídica com o Sindicato dos Empregados, na demanda do Piso Salarial, existente desde 2005, reduzida de 280 milhões para R$ 117.942.473 com a venda em Licitação Pelo Melhor Preço, das filiais de Nova Prata e Júlio de Castilhos. O saldo remanescente será cumprido com a venda em Licitação pelo Melhor Preço, de várias unidades, entre elas (Passo Fundo, Santa Bárbara, São Gabriel I e São Gabriel II, Palmeiras das Missões, Erechim, Cachoeira do Sul, Santa Rosa e Cruz Alta), leilões a serem executados pela à Justiça do Trabalho. A unidade de Estação foi arrematada em leilão judicial, para cumprimento de penhoras trabalhistas.

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS: Investimentos e Manutenção, nas unidades, para o regular funcionamento das unidades remanescente ativas e superavitárias, assegurando recebimento de produtos.PROJETOS E PERSPECTIVAS: Dentro do Programa de Transição proposto pelo Acionista Majoritário, a Diretoria dá ênfase à preservação do patrimônio público e a prestação dos serviços de armazenagem, promovendo o arrendamento e ou a venda das unidades desativadas e deficitárias, sem prejuízo ao setor, ao mesmo tempo que completou o Projeto de Transição, para se adequar ao Projeto de Lei 248/2017, encaminhado em 22/11/2017, aprovado em maio 2018 com a Lei 15.183/2018, publicada no DO em 16 de maio 2018, que determinou a Liquidação da Empresa.

AGRADECIMENTO; A Diretoria manifesta seu agradecimento à colaboração recebida ao longo do exercício, dos nossos parceiros comerciais, fornecedores, servidores e instituições pelo apoio e confiança, em especial dos membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, pelo cumprimento de suas atribuições.

Porto Alegre, 11 de junho de 2018.
Claudio Cava
Diretor Presidente