NOTÍCIAS

Jacep medeia acordo de R$ 117 milhões para pagamento a trabalhadores da Cesa

acordo-CESA

Representantes do Sindicato dos Auxiliares em Administração de Armazéns Gerais no Rio Grande do Sul (Sagers) e da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) chegaram a um acordo de R$ 117 milhões na tarde desta segunda-feira (19/12). A negociação era mediada desde fevereiro desse ano pelo Juízo Auxiliar de Conciliação, Execução e Precatórios (Jacep) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). A audiência final entre as partes, ocorrida no Foro Trabalhista de Porto Alegre, foi conduzida pelo juiz Eduardo Batista Vargas. O acordo ainda precisa ser homologado pelo Jacep, o que deverá ocorrer após o recesso do Poder Judiciário, que termina em 6 de janeiro.

Pelo ajuste, o pagamento deverá ser realizado em 72 parcelas. A partir da data da homologação do acordo, deverão ser contados 90 dias. A primeira parcela deverá ser paga no dia 30 do mês em que esse prazo terminar. 

O acordo visa ao pagamento a cerca de 260 trabalhadores ativos, inativos e ex-funcionários da Cesa. A ação iniciou em 2005 e cobra diferenças de piso salarial devidas entre os anos de 1997 e 2000. Ficou acertado entre as partes que a Cesa poderá vender unidades do interior do Rio Grande do Sul para possibilitar a quitação do valor acordado.

A proposta final, aceita pela empresa e pelos representantes dos trabalhadores, foi formulada pelos juízes do Jacep. Ela representa 40% do valor calculado na execução do processo, sobre o qual ainda cabia discussão jurídica.

Estiveram presentes representando a Cesa, Carlos Vanderley Kercher (Diretor Presidente), Cláudio Cava (Assessor da Presidência),  Leonardo Kramer do Prado (Jurídico Cesa) e o Dr. Flávio Obino Filho (Procurador do Processo).

http://www.trt4.jus.br/portal/portal/trt4/comunicacao/noticia/info/NoticiaWindow?cod=1416554&action=2&destaque=false&filtros

Foto: Inácio do Canto

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS