CESA reúne o conselho administrativo (22/12/2015)

DSC_6219 DSC_6220 DSC_6223 DSC_6225

A última reunião do Conselho de Administração da CESA, presidida pelo Secretário da Agricultura Ernani Polo, aprovou autorização para a venda de três unidades, cujas negociações encontram-se adiantadas e permitirão abertura de edital de Licitação, em janeiro 2016.

Na oportunidade a Diretoria apresentou o Relatório de cumprimento das quinze metas propostas para 2015, que segue reproduzido abaixo, bem como o anúncio da aprovação pela Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei que prorroga os contratos emergenciais de 75 servidores da Companhia.

RELATÓRIO das Ações e Metas 2015 (22/12/2015)

Avaliação das Unidades; Executada (Moreira Andrade) avaliação patrimonial das 22 unidades, para atualização do Balanço Patrimonial da empresa. Recuperação e conservação das unidades com maior potencial de recebimento de produto e investimento em Rio Grande, com a conclusão do Tombador e instalação da Correia Transportadora, com recursos próprios, a serem inaugurados em 15 de janeiro 2016.

Novas práticas de negócio; Realizados estudos e montados projetos para a geração de novas receitas na certificação, aluguel de espaços para internet/telefonia. Com a Portaria 2.244 foi criado o Grupo de Trabalho que atualizou e adequou as tarifas por serviços prestados pela empresa. Autorizada a venda de produto da empresa que gerou recursos na ordem de R$ 2.594.442,06 para fazer frente ao déficit de contas do ano 2015.

Novos clientes; Intensificados contatos com antigos e novos clientes para aumento da contratação de reservas de espaços nas unidades.

Investimentos necessários; Realizada a manutenção de secadores, consertos de telhados e conservação de balanças.

Sistema de controle de estoques; Com a contratação e implantação do Saagra, asseguramos o controle eficiente dos estoques, comprovado com levantamento físico realizado pela Emater em novembro 2015.

Diminuir falhas de armazenagem; Intensa fiscalização e empenho dos servidores resultou em INDENIZAÇÃO ZERO em 2015, ao contrário das perdas indenizadas em 2014, próximas de TRÊS milhões de reais.

Rever contrato de parcerias; Renegociação e estímulo para aumento dos espaços reservados. Renegociados acordos com a Prefeitura de Camaquã, oferecendo área em troca da dívida de acordo firmado no passado. Renegociação com o Banco do Brasil do saldo de R$ 859.031,00 em 20 parcelas semestrais, a partir de 29/12/15, reduzindo o comprometimento da empresa de R$ 123.000,00 para R$ 40.000,00 a cada semestre. Abertas negociações das taxas portuárias de Rio Grande e Porto Alegre.

Vender ou alugar Unidades desativadas; Pela Portaria 2.240 foi criado Grupo de Trabalho para prospectar negócios de venda ou aluguel das unidades paralisadas de Caxias do Sul (BRDE), Nova Prata (licitação), Santa Bárbara e Passo Fundo (Leilão Trabalhista em curso). Uma nova transação está em curso com o aluguel ou venda da unidade de Júlio de Castilhos.

Parcerias para Unidades deficitárias; Conversações com Cooperativas, Sindicatos e Federações para uso das unidades deficitárias. Intensificado o diálogo e bom relacionamento com Sindicatos de Empregados e Fundação.

Recursos humanos mínimos; Com poucos recursos humanos (58 do quadro permanente, 9 CCs, 40 safristas e 6 estagiários), torna-se indispensável a adesão e dedicação plena dos servidores. Nomeados servidores do quadro para Superintendência Administrativa e Técnica Comercial. Conta-se para tanto com a prorrogação dos Contratos Emergenciais de 75 servidores, cujo projeto foi aprovado nesta data, pela Assembleia Legislativa.

Rever contratos terceirizados; Renegociação com as 47 empresas terceirizadas, prestadoras de serviço com contratos em 31/12/14, para a redução de custos. Vários contratos não foram renovados ou cancelados, mantendo-se atualmente o mínimo necessário.

Controle rigoroso das receitas e despesas; A gestão das receitas e despesas deu a empresa o equilíbrio das contas e a recuperação da confiança dos servidores no pagamento de salários sem atraso e dos fornecedores na liquidez dos compromissos contratados. O estoque de dívidas com fornecedores na ordem de três milhões de reais, existente em 31/01/15, foi renegociado e cumprido integralmente. Criado Grupo de Trabalho na Portaria 2.277 para a recuperação de créditos e compensação de impostos federais.

Avaliação dos processos jurídicos; A reorganização do Jurídico deu à Diretoria o controle de mais de 400 processos trabalhistas, bem como o gerenciamento da contestação e recurso do processo da Matriz Salarial com Escritório contratado por Licitação (582 mil reais), Acordos com Sindicatos e Advogados para cumprimento de Sentenças Trabalhistas em Condomínios (300 mil reais mensais), recolhimento de custas (depósitos judiciais de aproximadamente três milhões de reais) para evitar perdas de prazo.

Avaliação dos relatórios (TCE, CAGE, PGE); Observância das normas e orientações dos órgãos fiscalizadores, ampliando a transparência na administração com a Auditoria Interna para sindicâncias e informações.

Integração com a SEAPA e órgãos do Governo: Reuniões periódicas com as autoridades superiores, recebendo orientações e compartilhando iniciativas administrativas, através do Conselho de Administração (autorização para aluguel ou venda), Conselho Fiscal e Poder Executivo.

Presidente: Carlos Vanderley Kercher

Diretor Administrativo Financeiro: Francisco Appio