Programa Estadual de Conservação de Solos e Água é lançado pelo governo.

Solos-04

Na manhã de hoje, a diretoria executiva da CESA participou do evento que deu inicio ao Programa Estadual de Conservação de Solos e Água, lançado pelo Governo do Estado.

Iniciativa coordenada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, com SDR, SEMA e SEDUC visa desenvolver uma política permanente de manejo e boas práticas visando produtividade com sustentabilidade.

O Rio Grande do Sul deu o pontapé inicial na construção de uma política permanente de conservação de solos e água.  Idealizado e lançado no Palácio Piratini, nesta quinta feira (03), pelo governador José Ivo Sartori, o  Programa Estadual de Gestão de Solos e Água é resultado de um extenso trabalho conjunto entre secretarias, instituições de pesquisa e extensão rural e demais entidades relacionadas com o tema. Foi  estruturado por um comitê, composto por Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Secretaria Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Secretaria do Ambiente e desenvolvimento sustentável; Secretaria da Educação; EMATER/RS; EMBRAPA FECOAGRO; FEPAGRO; FETAG; FARSUL; FIERGS; FAMURS; Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Núcleo da Região Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; BNDES, SINTARGS,  escolas técnicas agrícolas, universidades e demais instituições afins.  ”A preservação é uma atitude pró ativa e muito positiva. Este programa estadual agrega diversos agentes em torno de um processo, para que juntos, cooperando, possamos aumentar a produtividade com sustentabilidade para conservar nosso solo e nossa água. Este é um programa de Estado que visa beneficiar muitas gerações” diz o governador José Ivo Sartori

A iniciativa tem o objetivo de enfrentar uma realidade atual, de um risco mundial de colapso dos solos, em estágio progressivo, pensando na oportunidade que o Brasil  tem de fortalecer as ações em manejo e conservação de solos. Neste sentido, o secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo, ressalta a relevância da criação do programa estadual de conservação de solos e água no RS, devido ao potencial de retorno que pode representar.

“Estamos realizando um programa de Estado, que seja permanente e que garanta um novo cenário para as novas gerações, fazendo um trabalho focado na importância do cuidado com o solo e a água, atuando com dois eixos  muito claros: aumento da produção de alimentos e preservação do meio ambiente. Temos um grande potencial agropecuário no RS e precisamos focar no aumento de nossa produtividade, o que é extremamente possível com um programa abrangente e adequado de manejo de solos e água. Para isto colhemos uma série de sugestões que foram incorporadas no grupo de trabalho que estruturou  o programa. Pensamos no futuro em uma ação de Estado”, diz o secretário Ernani Polo.

O programa também terá caráter educativo, chamando a sociedade para a importância do cuidado com o solo: “A ideia é difundir a cultura do manejo correto do solo e da água nas escolas, nas universidades, junto aos produtores e sociedade em geral.  Aproveitamos para lançar o Programa em 2015, onde comemorou-se, através da ONU, o ano internacional dos solos,  para despertar a necessidade destas práticas e aumentar a produtividade com preservação  ambiental e consciência”, explicou o secretário.

O público a ser atingido pela política estadual contempla os agentes da cadeia agropecuária, produtores rurais e suas associações, cooperativas agrícolas, instituições de crédito agrícola, entidades de classe, comitês de bacias, prefeituras municipais, universidades, instituições de pesquisa, ensino e extensão rural, usinas hidrelétricas, entidades privadas e de assistência técnica.

O Programa visa recuperar a capacidade de infiltração de água nos solos agrícolas degradados; reduzir a taxa de erosão hídrica no Rio Grande do Sul e reduzir o risco de escassez hídrica a partir da reserva/armazenagem de água no solo.

Serão desenvolvidas ações como um Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) em Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Programa de Reserva/Armazenagem de Água e  Programa de Apoio ao Ensino de Solo e de Água na Escola, entre outros.

Estiveram presentes na cerimônia, o vice-governador José Paulo Cairoli; a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; o secretário-adjunto da Educação, Luiz Antônio Alcoba Freitas; a secretária-substituta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Patrícia Mollmann; além dos órgãos que participaram do comitê de estruturação do programa, Emater/RS; Embrapa Fecoagro; Fepagro; Fetag; Farsul; Fiergs; Famurs; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Núcleo da Região Sul da Sociedade Brasileira de Ciência de Solos; BNDES; Sintargs; escolas técnicas agrícolas; universidades e demais instituições afins. Também prestigiaram o lançamento o secretário de agricultura e abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim e o secretário substituto da secretaria da agricultura do Paraná, Otamir Martins.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Secretaria de Agricultura e Pecuária