NOTÍCIAS

Milho: Mercado prevê sequência de recordes na exportação brasileira.

milho

Os grãos brasileiros têm ganhado competitividade no mercado internacional, ocupando inclusive alguns espaços deixados pelos Estados Unidos –maior produtor e exportador global– devido à desvalorização do real e aos preços mais elevados do produto norte-americano. Dados oficiais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostraram que os embarques de milho do Brasil em outubro atingiram um recorde de 5,55 milhões de toneladas, superando em 40% a marca histórica anterior, registrada dois anos antes.

A média das previsões de seis analistas consultados pela Agência Reuters para o ano comercial entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016, que engloba as exportações do milho colhido no ano safra 2014/15, supera em 1,6 milhão de toneladas a previsão oficial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a temporada, divulgada no início de outubro. O último recorde foi registrado no ano comercial 2013/14, quando o país exportou 26,2 milhões de toneladas.

“Esse embarque que está saindo agora não foi construído agora, foi construído com vendas lá atrás… O que está puxando a exportação brasileira é a demanda”, destacou o analista especializado em milho da consultoria Safras & Mercado, Paulo Molinari.

Produtores norte-americanos estão relutantes em fechar vendas, em meio à queda dos preços na bolsa de Chicago, o que reduz a oferta nos portos e eleva os prêmios ofertados pelo produto nos EUA, disse o especialista. Atualmente, o milho norte-americano nos portos do Golfo do México está cerca de US$ 15 por tonelada mais caro que o produto nos portos brasileiros, deslocando o interesse dos importadores para o país sul-americano.

“O Brasil tem milho disponível, está disposto a vender, o que o americano não está”, afirmou Molinari.

Os produtores brasileiros colheram um volume recorde de 85,4 milhões de toneladas de milho no ano agrícola 2014/15, que deverá encerrar com estoques em níveis históricos de mais de 14 milhões de toneladas.

Fonte: Gazeta do Povo

MAIS NOTÍCIAS