Dissídio Coletivo para os funcionários da Companhia Estadual de Silos e Armazéns.

DSC_5557 DSC_5556

Mais uma rodada de negociações do Dissídio Coletivo para os funcionários da Companhia Estadual de Silos e Armazéns, avançou na direção de um acordo com o Sindicato da categoria e o Governo do Estado. O Secretário do Tesouro e Coordenador do GAE, Leonardo Busatto, acompanhado por Claudio Kuhne, reuniu-se na quinta-feira dia 02/07/15 com a administração da CESA e do Sindicato dos Empregados, este representado pelo seu presidente Lourival Pereira e sua diretoria. Depois de duas horas de debates, o presidente Carlos Wanderley Kercher apresentou a proposta de 50% do INPC retroativo a maio, seguindo orientação do Executivo – sócio majoritário da CESA- e de acordo com a realidade financeira da empresa. Sem debater o mérito da reposição, Kercher justificou o esforço com os diretores Francisco Appio (Administração e Finanças) e Lucio Prado (Diretoria Técnica) na redução das despesas e no aumento da receita, para buscar o ponto de equilíbrio da Companhia. Recuperação e conservação das unidades, investimentos em filiais mais lucrativas, venda ou arrendamento das unidades desativadas, gestão rigorosa das despesas,  recuperação do crédito de fornecedores e cumprimento das sentenças judiciais, constam dos projetos da nova administração da empresa, aceitando o desafio de responder à sociedade, diante dos sucessivos prejuízos apresentados em balanços passados. Este empenho, com o apoio dos funcionários poderá mostrar ao Governo que a CESA é viável, para cumprir sua função social (milho/balcão) e regulação e referência para o mercado de armazenagem.  Com um quadro reduzido de apenas 58 funcionários concursados, 86 emergenciais, 46 safristas e 9 CCs, a gestão 2015 empenha-se em recuperar filiais deficitárias e ampliar os negócios nas unidades de resultado positivo. O Sindicato examinará a proposta e retornará às negociações na próxima terça-feira 07/07/15, depois de ouvida a categoria. A concessão de 50% do INPC segue a orientação dada pelo Governo às demais empresas de economia mista e fundações.

Nestes cinco meses da nova gestão recriamos a Auditoria Interna, renegociamos dívidas com Prefeituras (ISSQN e IPTU), pagamos os salários em dia e cumprimos rigorosamente nossas obrigações mensais. O debate sobre o futuro da CESA está aberto e passam por propostas antigas de federalização, venda parcial de unidades e privatização, neste caso, dependente de plebiscito, de acordo com a Lei.

Na quarta-feira 01/07/2015, a Diretoria Executiva apresentou o Diagnóstico financeiro e técnico, resultado das pesquisas e auditorias de cada uma das 18 unidades ativas, bem como a situação das 4 unidades desativadas pelo governo passado, ao Secretários de Estado,  Carlos Búrigo (Secretaria Geral de Governo), Giovani Feltes (Secretário da Fazenda) e Ernani Polo (Secretário da Agricultura).

Uma nova apresentação foi agendada para os próximos, diretamente para o Governador José Ivo Sartori e demais secretários.

Empenhados em mostrar a nova realidade, Carlos Kercher reuniu sua Executiva com os responsáveis pelas unidades do interior e Porto Alegre, debatendo os novos rumos da Companhia e a necessidade de adequar-se às dificuldades atuais. O encontro com Gerentes ocorreu no dia 25 de junho, na sede da empresa. Pela manhã do mesmo dia, o Conselho de Administração, presidido pelo Secretário da Agricultura, Ernani Polo, aprovou as medidas administrativas da diretoria e autorizou a venda ou arrendamento de unidades desativadas.