NOTÍCIAS

Parceria entre Cesa e Tecon possibilita maior conteinerização de grãos no RS

A operação ocorre na unidade da Cesa de Cruz Alta, região estratégica para o setor agrícola, com destino a Rio Grande

A operação ocorre na unidade da Cesa de Cruz Alta, região estratégica para o setor agrícola, com destino a Rio Grande

Com o objetivo de fornecer alternativas de escoamento para o setor agrícola, a Companhia Estadual de Silos e Armazéns, o Tecon Rio Grande e a Brado Logística passam a disponibilizar um serviço integrado capaz de movimentar, via contêiner, boa parte da safra gaúcha de grãos, principalmente soja.

Para tanto, há uma estrutura montada na unidade da Cesa de Cruz Alta, região estratégica para o setor agrícola, capaz de estocar 22,5 mil toneladas de grãos e estufar uma média de 40 contêineres por dia. Assim, a Cesa é responsável pelo recebimento e armazenagem das cargas. A Brado Logística fica encarregada do transporte do contêiner (via ferrovia) até o Tecon Rio Grande. Por sua vez, o terminal realiza a movimentação de exportação da carga, oferecendo uma solução intermodal competitiva e eficiente para o segmento.

As operações vão reduzir em cerca de 10% os custos logísticos. Portanto, a parceria abrirá novas oportunidades aos produtores de soja do Estado. Em 2013, o Tecon Rio Grande movimentou um volume expressivo de contêineres de soja. Com essa expertise, o terminal projeta aproveitar o bom momento da modalidade na Região Sul do Brasil, que registrou crescimento de 80%, em 2014, em relação ao ano passado, para expandir suas operações.

Entre as vantagens da operação de cargas agrícolas via contêiner destaca-se o acesso a mercados que trabalham com volumes menores, embarques semanais e a facilidade na logística de distribuição. Além disso, a redução da emissão de gás carbônico (CO2), cerca de 60%, na atmosfera, é outro ponto de destaque da operação via ferrovia. O baixo risco de contaminação e redução de despesas extras – como a demurrage -, por exemplo, são outros fatores relevantes para o sucesso da conteinerizacão de grãos.

 

Texto: Assessoria de Imprensa Cesa e Tecon

MAIS NOTÍCIAS