NOTÍCIAS

Secretário da Agricultura visita unidades da Cesa de Capão do Leão e Rio Grande

unnamed

Na unidade de Rio Grande, Fioreze visitou a obra do tombador e as dependências do silo – Foto: Fernando Dias/Seapa

 

Com o objetivo de acompanhar as melhorias que vêm sendo realizadas nas unidades da Companhia Estadual de Silos e Armazéns, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, acompanhado pelo presidente da Cesa, Marcio Pilger, visitou, na tarde desta quarta-feira (8), as filiais da companhia localizadas nos municípios de Capão do Leão e Rio Grande, no Sul do Estado.

Na unidade frigorífica de Capão do Leão são armazenadas, atualmente, 628 toneladas de polpas de frutas como pêssego, maçã, goiaba, ameixa, abacaxi e uva. Já as frutas inteiras somam mais de 200 toneladas. Em função da recuperação do credenciamento junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), conquistada pela atual gestão da Cesa, a unidade passou a também receber produtos de origem animal. Hoje, são mais de 370 toneladas de pescados estocados na filial.

Conforme o secretário da Agricultura, o próximo passo é solicitar o credenciamento junto à Lista Geral do Mapa, o que vai permitir a entrada na unidade de produtos de origem animal de outros países. Já o presidente da Cesa informou que, para tanto, a unidade já está sofrendo adequações e realizando algumas reformas. Pilger também destacou que, neste mês, a unidade passou a armazenar peças agrícolas. Segundo ele, o serviço está garantindo uma renda extra à filial.

Já na unidade de Rio Grande, Fioreze visitou a obra do tombador, equipamento que vai gerar economia e agilidade na descarga dos caminhões. Outra melhoria é o alfandegamento da filial. O processo está em andamento junto à Receita Federal, o valor do investimento está estimado em R$ 300 mil. A iniciativa proporcionará segurança aos produtores e demais usuários exportadores.

No local, Fioreze ainda ressaltou que a unidade teve um papel importante no escoamento da supersafra de arroz registrada em 2011, sendo responsável por grande parte das exportações.

 

 

MAIS NOTÍCIAS